1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Recarbonização Global de Solos (Recarbonization of Global Soils - RECSOIL)

RecarbonizacaoGlobalSolos

Na reunião  "Reunião não convencional sobre Alterações Climáticas PreCOP25", que serve de enquadramento para a 25ª Conferencia das Partes (COP25) da UNFCC que irá decorrer em Santiago do Chile em Dezembro, Eduardo Mansur, Diretor da Divisão da Terra e Água da FAO, salientou a importância do restauro das terras degradadas e  sobre o importante papel que os agricultores podem ter como parte da solução do clima.

Nessa reunião foi apresentada a publicação com o tema "RECARBONIZAÇÃO DE SOLOS GLOBAIS: UMA RESPOSTA DINÂMICA PARA COMPENSAR AS EMISSÕES GLOBAIS", onde se apresenta o sequestro de carbono do solo como uma opção viável para compensar as emissões de gases de efeito estufa da aviação internacional. O setor de aviação internacional é responsável por 1,3% das emissões antropogénicas globais de CO2. Mesmo considerando as melhorias tecnológicas e operacionais planeadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), ainda existe uma grande lacuna (equivalente a 523 megatoneladas de emissões de CO2) para atender às metas de redução de emissões estabelecidas.

Assim, através de mecanismos financeiros como o  RECSOIL (Recarbonização Global de Solos), baseado em créditos de carbono, pretende-se apoiar e melhorar a mitigação a nível nacional e regional dos gases com efeito de estufa (GHG) e as iniciativas de sequestro de carbono. 

Para mais informação e para aceder ao documento: RECSOIL.

  • Acessos: 8716